Educar e incluir

06:47 Edit This 0 Comments »

1-Toda criança é única e todas são diferentes. Todas apresentam dificuldades independentes da condição de portador de necessidades especiais.

2-A liberdade de ser e aprender faz com que o aluno desenvolva suas potencialidades, respeitando seus limites suas diferenças, pois quem ensina com liberdade, educa, e o aluno aprende de forma única e individual.

3- A adaptação do sistema educativo
A adaptação do sistema educativo a crianças com necessidades especiais deve procurar:

  • Incentivar e promover a aplicação das tecnologias da informação e comunicação ao sistema de ensino. Promover a utilização de computadores pelas crianças e jovens com necessidades especiais integrados no ensino regular, criar áreas curriculares específicas para crianças e jovens de fraca incidência e aplicar o tele-ensino dirigido a crianças e jovens impossibilitados de frequentar o ensino regular.

  • Adaptar o ensino das novas tecnologias às crianças com necessidades especiais, preparando as escolas com os equipamentos necessários e promovendo a adaptação dos programas escolares às novas funcionalidades disponibilizadas por estes equipamentos.

  • Promover a criação de um programa de formação sobre a utilização das tecnologias da informação no apoio às crianças com necessidades especiais, destinados a médicos, terapeutas, professores, auxiliares e outros agentes envolvidos na adequação da tecnologia às necessidades das crianças.


a) Fisicamente- Não a necessidades de tantas mudanças.
b) Administrativamente- Através dos meios legais buscar recusos humanos nos quais a escola pode ter direito para trabalhar com essas crianças.

  1. Pedagogicamente- Encaminhar o aluno a sala de recursos mais proxima a sua escola e ou solicitar um professor de apoio com especialização em libras. E capacitação aos professores para melhor desenvolvimento dos alunos.


Escola Estadual Jõao Gomes Velho
Patricia Paula Macedo
Patricia Gonçalves da Fonseca
Kellen Aparecida da Silva Ribeiro
Priscila Rossi dos Reis Chirico


0 comentários: